Nova norma para motores IR3 torna o gasto de energia mais sustentável

A preservação do meio ambiente tem sido muito discutida nos últimos tempos, medidas mais sustentáveis também tem entrado em pauta, por isso o ministério de Minas e Energia (MME) estabeleceu metas de rendimentos mínimos para motores de indução trifásicos cujo são responsáveis pela maior parcela de consumo de energia elétrica do Brasil.

A medida, que entra em vigor esse ano, adota motores IR3 ao invés do IR2, isso fará com que haja uma economia de energia elétrica e dos recursos naturais, dessa forma o Brasil será inserido em um pequeno grupo de países que tem como rendimentos mínimos os das categorias “Premium” e “IE3”. Visando diminuir o o desequilíbrio na natureza.

A nova norma não abrange motores monofásicos, apenas os motores de indução trifásicos, do tipo gaiola de esquilo, que são mais utilizados para o acionamento de máquinas e equipamentos que foram incluídos. As novas regras além de trazer uma economia maior, a vida útil do motor também será maior, pois a temperatura e a corrente de trabalho serão menores.

A Hercules Motores Elétricos vem se preparando há dois anos trazendo diferenciais no projeto mecânico como o pé removível para multi-montagem, motores de bobinagem de cobre e carcaças de alumínio possibilitando um peso menor, maior dissipação térmica e uma reciclagem limpa e rápida. Nesse mês (setembro) os motores com os novo índices já estarão disponíveis para o mercado.

Os motores terão que ter um um projeto elétrico mais aprimorado, visando a melhor qualidade de seus produtos e permanecendo com o melhor custo beneficio possível, a Aeromack indústria e Comércio, comunica que a partir de agora só utilizará os motores na norma IR3, alinhando-se com os esforços governamentais, se unido com os seus fabricantes para além de melhor a qualidade do produto cooperar com o meio ambiente.

Diferenças do motor IR3 e do motor IR2

Os dois motores apresentam um Alto Rendimento, a diferença está nas características presentes no IR3 que trazem um rendimento muito maior que o IR2. Essa nova classe de motores foram feitas para diminuir os custo de consumo da energia elétrica, por isso eles apresentam:

- Chapas magnéticas de melhor qualidade;
- Maior volume de material condutor;
- Projeto de ranhuras otimizado para incrementar o rendimento;
- Sistema de ventilação mais eficientes;
- Tampas traseiras e dianteiras com fluxo de ar otimizado;
- Rotores tratados termicamente, reduzindo perdas rotóricas;
- Alojamento de rolamento projetado para fora, para melhor dissipação do calor;

Essas características diferentes entre os dois motores trazem em custo beneficio maior, além disso os motores IR2 deixarão de ser comercializados a partir de 2020. 

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