Como surgiu o turbo ventilador?
Durante a Segunda Guerra Mundial, o motor dos carros alemães, que eram refrigerados à água ao atravessar o deserto, não suportavam o calor excessivo e fundiam-se. Foi então que Hitler, com a ajuda de engenheiros, decidiu desenvolver um carro que fosse refrigerado à ar.
Depois de várias tentativas frustradas, criou-se um modelo original de ventoinha que possuía um rendimento excepcional de captação aérea, solucionando de vez o problema do superaquecimento dos motores e fazendo com que esse modelo de motor refrigerado à ar chegasse aos dias atuais usando a mesma eficiência de uma ventoinha.
Fabricação brasileira de turbo ventilador
Após longa análise desse projeto, o diretor da Aero Mack, Senhor Flávio Galeazzo, desenvolveu o ventilador utilizando a mesma ventoinha, conseguindo um excelente desempenho e um rendimento muito acima dos modelos de ventiladores existentes.
Essa ventoinha, acoplada a um caracol e a um motor, formam o turbo ventilador, que é um sucesso de eficiência e, portanto, é utilizado em todo tipo de indústria, seja ela petrolífera, alimentícia, plástica, mineradora, agropecuária, etc.