Como surgiu o turbo ventilador?

Durante a Segunda Guerra Mundial, o motor dos carros alemães, que eram refrigerados à água ao atravessar o deserto, não suportavam o calor excessivo e fundiam-se. Foi então que Hitler, com a ajuda de engenheiros, decidiu desenvolver um carro que fosse refrigerado à ar.

Depois de várias tentativas frustradas, criou-se um modelo original de ventoinha que possuía um rendimento excepcional de captação aérea, solucionando de vez o problema do superaquecimento dos motores e fazendo com que esse modelo de motor refrigerado à ar chegasse aos dias atuais usando a mesma eficiência de uma ventoinha.

Fabricação brasileira de turbo ventilador

Após longa análise desse projeto, o diretor da Aero Mack, Senhor Flávio Galeazzo, desenvolveu o ventilador utilizando a mesma ventoinha, conseguindo um excelente desempenho e um rendimento muito acima dos modelos de ventiladores existentes.

Essa ventoinha, acoplada a um caracol e a um motor, formam o turbo ventilador, que é um sucesso de eficiência e, portanto, é utilizado em todo tipo de indústria, seja ela petrolífera, alimentícia, plástica, mineradora, agropecuária, etc.

Artigos Relacionados

O ventilador industrial siroco é um tipo de compressor de ar. Este é utilizado em ambientes que necessitam de refrigeração,...

O ventilador siroco VSE atua na aeração, aspiração, refrigeração, resfriamento e secagem em elementos dos setores industriais.

O ventilador siroco embutido VSEE é considerado uma máquina compressora de ar que conta com as pás do rotor voltadas...

O ventilador siroco é a máquina que realiza estas atividades, dando todo o suporte necessário aos empregadores.

O ventilador centrífugo é um item versátil e pode ser usado na aspiração de grãos, no resfriamento de equipamentos, na...

O ventilador exaustor é uma máquina de vento que atua com precisão na sucção e no sopro. Este equipamento é...