Desastre em Mariana

O desastre ambiental da represa da Vale, em Mariana, foi de proporções avassaladoras que comoveram o mundo todo. A onda de lama percorreu 670 km de curso de água desde a barragem do fundão até a foz do Rio Doce, no Espírito Santo.

Pareciam danos irreversíveis, tamanho suas dimensões, porém hoje coletados mais de três milhões de dados no período de dois anos de monitoramento, revelaram que as condições da bacia são iguais as que haviam antes o rompimento da barragem.

Criação de peixes no Rio Doce

Após a tragédia, a água o Rio Doce passou por análise em 92 pontos de monitoramento, distribuídos pelo trecho da barragem até o litoral. Esses noventa e dois pontos foram distribuídos da seguinte forma: 56 em lagoas e rios e 36 na costa e em estados.

Vinte e dois desses pontos de monitoramento têm estações autônomas para envio de informações geradas 24 horas, alimentando um banco de dados acessado remotamente por órgãos de regulação e fiscalização hídrica. Oitenta desses parâmetros são analisados na água e quarenta nos sedimentos e será feito ainda pelos próximos 10 anos.

A fundação Renova criou em 31 de julho de 2017, o programa de monitoramento quantitativo, sistema que mapeia parâmetros físicos, químicos e biológicos e manda essas informações aos órgãos ambientais. É um dos programas do Brasil.

Aerador industrial para piscicultura

Hoje, dois anos depois, nota-se que apesar de nocivo, as águas estão com parâmetros bem próximos de antes do acidente. Como os peixes se tornaram escassos e os pescadores ficaram prejudicados com isso, foi criado uma associação de pescadores com o objetivo de criar peixes em cativeiro e agora ao invés de pescadores, são piscicultores, criando primeiramente tilápias e depois pintado.

A piscicultura se apresentou om uma alternativa para o sustento de famílias que antes viviam da pesca em rios mineiros e capixabas.

Conheça a nossa linha completa de produtos: aerador industrial, compressor radial, soprador industrial, bomba de vácuo, ventiladores industriais.
Faça uma cotação pelo e-mail aeromack@aeromack.com.br ou pelo telefone (11)4178-7366.

Artigos Relacionados

O aerador industrial tem a serventia de aerar o ar, renovando suas propriedades e tornando-o propício para atuar no ecossistema....

O aerador industrial é uma máquina de aeração de ar. Esta tem como objetivo aerar o ar, deixando-o limpo e...

O aerador industrial é um elemento que possui particularidades únicas. Este é produzido com alumínio fundido, o que gera mais...

De maneira geral, o aerador industrial é considerado uma máquina de aeração do ar, e sendo assim, tem como objetivo...

O aerador industrial é uma máquina de ar, tendo como principal função a aeração do ar.

A função do aerador industrial depende da atividade a ser desenvolvida. De modo geral, o aerador industrial realiza a sucção...