Água de chuva - captação e armazenamento

Publicado em 28/01/2015

A água pluvial ou simplesmente chuva com tratamentos simples é uma alternativa concreta para uso em descargas de vasos sanitários, irrigação de jardins e lavagens de carros, pisos e roupa, podendo ser adequada e levada a nível de potabilidade humana e animal.
Água de Chuva – Instalação da Cisterna: Como a cisterna é o principal custo do sistema, o cliente deve estar ciente da capacidade de armazenamento e avaliar se é o que precisa e em termos inclusive de área ocupada.

A SNatural tem sistemas de coleta e armazenamento de água de chuva:A cisterna se apresenta na forma de kit feito em plástico de engenharia reforçada (PEAD) com alta resistência química e mecânica, pré-montado com acoplamento de encaixe, pronto para uso e os módulos são projetados para transporte em container ou caminhão com facilidade de remoção e instalação.
Água de Chuva – Qualidade: Uma água de chuva de telhado, desde que não haja poluição no ar apresenta os mesmos padrões de potabilidade que uma água de torneira residencial pelos padrões da legislação. (Instrução Normativa Nº 62 de 26 de agosto de 2003, a Portaria Nº 518/04 do Ministério da Saúde e a Resolução CONAMA Nº 357/05.)

Água de Chuva - Utilização Residencial: Numa residência, a alimentação, banho/lavatório representa 45% do consumo de água sendo o resto, 55% usado para descargas em bacia sanitária, lavagem de roupa e carro, irrigação de jardim e piscina que pode facilmente ser atendido pela agua de chuva com um tratamento mínimo de filtração e desinfecção.

Água de Chuva – Captação: O dimensionamento de um sistema de coleta depende do consumo da residência ou estabelecimento, da oferta de chuva no local e dos aspectos econômicos e educacionais. Além de saber quanta água será consumida na residência, precisamos saber o quanto de chuva é esperada durante o ano ou temporada no local e o quanto cai nos telhados. Os dados de chuva podem ser encontrados em Instituições de Meteorologia, municípais ou estaduais ou via internet. Numa região hipotética, descrita abaixo, observam-se, dos dados pluviométricos e os de consumo da casa.Os dados de precipitação mensal ou anual são aprentados e mm/m2, isto significa que se chover em sua cidade 750 mm/m2, cada metro quadrado recebe 750 litros de água por ano. Na prática nem toda a água é é capturada devido à evaporação, infiltração e outros fenômenos. Esta perda se estima em 20%.
Volume de água (litros/ano) = 0,80 x área captação (m2) x precipitação (lts/ano/m2)
Se sua casa tem 250 m2 de telhado ou área de coleta e em sua região chove apenas 750 mm de agua por ano, tudo o que podemos armazenar é 0,80 x 250m2 x 750 litros/ano/m2 = 150 000 litros ou 150m3 que que seria suficiente para uma casa cujo consumo fosse de 400 litros/dia.


 

Voltar